domingo, fevereiro 28, 2010

Para animar o domingo

   Eu fiquei viciado nessa música do Miike Snow, uma banda sueca de synthpop/eletrônica muito boa!!!
Amei essa foto !!!

O vídeo é bem simples, é daqueles slide shows feitos por fãs, com imagens da banda e do disco deles, mas vale muito ouvir essa música!    
With a hole in the heart I was forced to ride in morning traffic. With a golden hand by your fortress side but without magic. Somebody tell me it won't be long 'cause a horse is not a home a horse is not a home. lalalal... yeah!

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Notícias quentinhas... (reeditado)

*Com a reabertura da Polysom, a única fabricante de vinis da América Latina, a DeckDisc (que é dona da fábrica) vai relançar disocs de seus artistas na versão bolachão, inclui-se aí Pitty, com o seu recente Chiaroscuro, Cachorro Grande, com Cinema, Fernanda Takay, com Onde Brilhem os Olhos Seus.

*LCD Soundsystem anuncia que seu nvo álbum já está pronto e deve ser lançado em março , mas a banda já tem vários shows agendados, inclusive no festival Coachella. Segundo entrevista a NME, James Murphy anunciou que este deve ser o último disco do LCD.

*Thom Yorke anunciou nesta quinta-feira o nome de sua nova banda (calma, ele segue com o Radiohead), ela chama-se Atoms For Peace. Flea (do Red Hot Chilli Peppers) e o percursionista brasileiro Mauro Refosco fazem parte da banda.

*Uma banda chamada Hardneja Sertacore, que grava canções sertanejas em versão hardcore, gravou uma versão de Fada da maldição dupla Victor & Léo, a versão já foi ouvida mais de 5 mil vezes desde que foi postada na internet.

*Confirmado: Jana Rosa me confirmou, via Twitter, que a Shopia Reis e a Luiza Micheletti deixaram a MTV! Uma pena! Shopia saiu para trabalhar mais com teatro, já Luisa foi para o Multishow!

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Bandas com nomes inimigos do Google

Men - vindos direto do Brooklin, en NY, essa banda toca um eletrôncio/pop, essa coisas, sempre com um pézinho no rock e no ativismo social. Um dos integrantes já fez parte do Le Tigre (que também entra nessa onda ativista). Mas, Men é um nome muito génerico, ok, hiper genérico, assim torna-se uma batalha jogar isso no Google.

Girls - direto da Califórnia, temos os hypados do Girls, que fazem um som indie/lo-fi/pop/rock/..., apesar de seu som ótimo e de terem uma de suas músicas entre os singles da década de 2000 da Pitchfork Media, na hora de procurar pela banda, nos surgem na  frente desde Spice Girls até as Vivian Gilrs, passando até pelo Brazilian Girls! É, mas no final vale a pena dar uma pesquisada no Girls! PS.: eles são dois caras, nada de garotas na parada!

Women - essa banda, vinda do Canadá, mistura rock/experimentalismo/lo-fi/indie/noise/punk/..., mas mesmo com essa salada musical, ei, é Women, dã, mulheres, isso no Google é um caos, e gente, eles não são mulheres! são uns baita duns barbados! Que papelão!

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Ela

   Ela chega em casa, liga o som e ouve a voz da Björk gritando seus sentimentos intensos, assim ela derrama todas as lágrimas contidas no caminho, os soluços que daria no ônibus, o nariz trancado dentro do elevador, tudo, tudo descarregado ao entrar em casa.
   Um ademissão e o chão sumiu. O chefe gordo e calvo apenas disse "contenção de gastos". Gritos compulsivos, ofensas indizíves, frustrações anteriores, era assim que ela queria agir: expressar tudo, mas não foi capaz.
   No sofá da sala, com uma camiseta da copa de 98, agora assistindo o qualquer filme na Sessão da Tarde, ela previa seu futuro de inglórias e anticonquistas, sofrendo por algo que não aconteceu. Seu primeiro emprego pós-faculdade e ela já sentia o mundo desmoronando, a carreira ruindo. Novela mexicana total.
   Ouve um estrondo narua, calmamente vai até a janela e vê um carro praticamente no meio de um poste. Aquelas divagações básicas de "oh, há gente pior do que eu" e outros tantos clichês animadores passam por sua cabeça.
   Chorou um pouco em frente a janela, depois colocou o CD de rock mais pesado que tinha na prateleira, abriu o guarda-roupas, jogou tudo no chão e decidiu: agora é a minha hora. Abriu seu próprio negócio, usou as roupas que quis, pintou os cabelos de roxo, pintou três quadros dos quais se arrependeu, teve alguns namorados, amou um ou dois, assistiu bons filmes e sim, deixou as lágrimas caírem todas as vezes que sentiu vontade, sem medo, sem vergonha; viveu como quis e foi feliz.

domingo, fevereiro 21, 2010

Fundo do Baú

Colcha de Retalhos 
(How to Make on American Quilt)
   Uma jovem (Winona Ryder/ícone dos anos 90) vai passar o verão na casa da avó, lá ela encontra um grupo de mulheres que estão a preparar a tal colcha de retalhos, e ainda tem um relacionamento novo (mesmo ela já possuindo um em sua cidade). Essas mulheres costureiras vão contando belas histórias durante o filme, formando um amontoado de cenas e acontecimentos belos.
   O filme ainda tem a presença da estrela Ellen Burstyn (de O Exorcista e Réqiem para um Sonho).
   Em suma, um filme para relaxaer e se sentir bem!

sábado, fevereiro 20, 2010

Voltando atrás

    A algum tempo atrás, eu falei que o cinema iraniano era péssimo. Ih, agora eu tomei nos dedos, pois ontem assisti um filme chamado Dez, do mesmo Abbas Kiarostami, diretor de Gosto de Cereja, que eu havia falado mal. Não qeu Gosto de Cereja  agora tenha se tornado bom, mas o ponto é que eu julguei todo o cinema de um país por apenas dois filmes (o outro era O Balão Branco, que eu adorei), aind apor cima, condenei toda  a filmografia de Abbas, tendo assistido penas um filme seu.   Que feio! Agora estou me redimindo. Claro, o cinema iraniano é lento, é diferente, é sutil e é muito experimental! Dez é um filme que possui apenas duas câmeras em um carro: uma no carona e outra no motorista (no caso, a motorista, e que é, diga-se de passagem, um lindíssima e talentosa atriz). O filme transcorre em dez pequenos trajetos naquele carro, ali os dilemas femininos são tratados de forma verdadeira e ousada (avaliando-se que o Irã ainda é um país que trata a mulher de forma submissa e agressiva, tanto que no filme todas as mulheres ainda usam véu).
   Em meio aqueles trajetos (que não nos trarão um história linear, com início, meio e fim; ou um clímax, um suspense final, nada disso) as mulheres (pois os passageiros são todos mulheres, com exceção do filho da motorista: um garoto en torno dos 10, 12 anos) expôem temas corajoso para um país retrógrado: sexualidade, família, divórcio, amor, prostiutição, entre outros.
   De foma experimental e atraente, Abbas nos leva a um Irã não tão distante do Brasil, com discussões, às vezes, bastante unioversais, ao mesmo tempo em que ele nos mostra um pouco do modo de vida iraniano. Uma frase marcante no filme é quando a protagonista pergunta ao seu filho: Será que é preciso uma mulher morrer para poder viver?
   Assim, com um belíssimo filme iraniano, aprendi que não posso mais ficar dizendo que um filme é bom ou ruim por ser desse ou daquele país!

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

3 grandes atrizes/cantoras

   Apesar do preconceito e das críticas, há muitas atrizes que conseguem provar que têm talento e se tornar grandes cantoras:

Scarlett Johansson - ela já se consagram como uma das grandes atrizes da atualidade (ainda mais sendo a queridinha de Woody Allen nos últimos tempos); já trabalhou com grandes nomes e fez filmes importantíssimos. Quando arriscou-se a cantar, começou logo por um disoc de covers do Tom Waits, e as críticas foram perversas, detonaram totalmente o som de Scarlett. Mesmo depois da avalanche de críticas pesadas, ela não desistiu e uniu-se a Pete Yorn, numa onda meio Serge Gainsbourg e Brigitte Bardot, e gravaram Break Up, que foi lançado ano passado, gernaod críticas positivas à dupla.


Scarlet Johansson & Pete Yorn - Relator


Juliette Lewis - atriz que começou a carreira lá pelos final dos anos 80 e já provou ao que veio, em 1991 foi indicada ao Oscar, por Cabo do Medo; já trabalhou com grandes diretos, como Woddy Allen, Oliver Stone e Robert Rodriguez. Mas, em 2003, ela preferiu tornar-se uma rockstar, assim formou a banda Juliette & the Licks, onde ela é vocalista; a banda faz um rock pesado e sujo, em suma, o bom e velho rock'n'roll. Seu trabalho musical não desapontou, tanto que no segundo disoc de sua banda, há a participação de Dave Grohl (vide Nirvana, Foo Fighters e Them Crooked Vultures) tocando bateria em todas as faixas do álbum; ela também participou do disco Always Outnumbered, Never Outgunned, do Prodigy,  cantando três canções com eles. O Juliette & the Licks acabou em 2009, agora ela segue carreira solo e lança um disco chamado Terra Incognita .

Juliette Lewis & the Licks - Hot Kiss


Thalma de Freitas - atriz brasileira, que já atuou em novelas, como Laços de Família e O Clone, já fez cinema, O Xangô de Baker Street e As Filhas do Vento (pelo qual dividiu o Kikito de Mlehor Atriz com Thaís Araújo no Festival de Gramado), e fez tambem bastante teatro, principalmente musicais. Com isso seria fácil ela ir para uma carreira musical (sem contar que seu pai também é músico). Ela faz parte da big band Orquestra Imperial, já gravou um CD solo, em 2004, e participou de vários discos de outros cantores, como Seu Jorge, Cabeza de Panda, Wax Poetic, e por último no disco da Céu, ao lado também de Anelis Assumpção, onde elas cantam a música Bubuia,que recebeu ótimas críticas.
 Esse vídeo é do programa Som Brasil, da Globo, ond eela canta em homenagem a Noel Rosa, ao lado da Orquestra Imperial:
 

Fiona Apple de volta

  Tá, ela não está de volta completamente, mas vai gravar uma canção para um projeto beneficente, o que já é alguma coisa, já que ela não grava nada a 5 anos! Vamos esperar que ela se anime e traga músicas inéditas! Você pode ver os detalhes desse projeto beneficente no site da Rolling Stone.
 

   Por enquanto, fiquem curtindo o clipe de Criminal, que é prqticamente um clássico de Fiona! E pensamento positivo, pelo menos agora há esperanças de seu retorno!!!

Esse clipe é demais!!!

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

ATENÇÃO

  Se você quer rir e sentir bastante vergonha alheia, entre agora no Papel Pop e assista o vídeo da Beyoncé do Agreste, sério é uma das coisa mais engraçadas/assustadoras que rolam atualmente pela internet!!


  Please, assistam até o final, e vejam um cadeira de computador sendo reciclada e a união na tentativa de ser mais um lixo da internet criação de um filme de terror trash viodeoclipe (alguém ri da cara da coitada ao fundo, e ela se sente a diva; isso que é ícone).
   É isso aí: um inglês ótimo, carão e muito fôlego! Stefhany Crossfox é coisa do passado!

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Engraçado

   Quando um filme é bom pra caramba, ele me envolve, que eu não consigo analisá-lo por partes tão facilmente, tipo fotografia, atuações, ... eu vejo um todo; agora, se o filme é ruim, ih, eu vejo tudo que é erro, desde um cenário estranho até erros de continuidade!

Será que essa moda pega?

Nos últimos tempos, entre os caras mais hypados e do mundo da moda, está rolando a modinha tendência da tal da barra dobrada, vide imagens:
Foto do Oi Moda

 

   A onda tá bombando no hype europeu, agora será que rola no Brasil? Talvez, já que é algo simples, que não é tão gritante e só traz um pouco mais de charme.

   Essa moda já apareceu no clipe do Friendly Fires, Kiss of Life, que foi lançado há uns seis meses atrás! Atenção a calça do vocalista! E dobrem as barras...

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Banda Medulla

   Uma banda formada por dois irmãos gêmeos recém saídos da adolescência que reuniram uma galera, isso significa efervescência total, e é isso que o Medulla (nome legal, mas que prejudica a pesquisa no Google, vide que há um álbum da Björk com este nome) vem trazer ao rock nacional, quiçá mundial.
   Rock simples e original, com letras frenéticas e inteligentes. Já lançaram alguns compactos, em todos os formatos possíveis: k7, vhs, cd, dvd, mp3,... já lançaram um disco, agora prometem o segundo para este ano, mas há algumas músicas de seu primeiro EP para download na Trama Virtual.
   Em suma, uma banda que merece nossa atenção, pois o rock brazuca está cada vez melhor e o Medulla é uma prova disso (e eles cantam tudo em português!).
 

domingo, fevereiro 14, 2010

TOP 3

   Decidi fazer um top 3 com as piores coisas da música neste verão:

Luan Santana -  nós estamos vivendo a avalanche Luan Santana, essa criatura agora aparece em todo lugar, em todo momento, ele é tipo o nosso fantasminha nem um pouco camarada! 

Banda Dejavú - nós até que tivemos um descanso, pois eles sumiram um pouco do mapa, mas sempre há alguém que passa com o som do carro a todo volume só no Dejavú. Alguém dá na cara dessa pessoa,, por favor!

Parangolé -  eles deturparam o Rebolation, que era um dança eletrônica, e transformaram em uma coreografia assustadora  provocante de axé! Isso é assustador! 

sábado, fevereiro 13, 2010

Poesia de Martha Medeiros

   Resolvi postar essa belíssima poesia da Martha, que está, originalmente, no livro Persona Non Grata, de 1991, mas que também consta no Poesia Reunida:

Acho que não sou daqui
paro em sinal vermelho 
observo os prazos de validade
bato na porta antes de entrar
sei ler, escrever
digo obrigado, com licença
telefono se digo que vou ligar
renovo o passaporte
não engano no troco
até aí tudo bem

mas não sou daqui
também
porque não gosto de samba
de carnaval, de chimarrão
prefiro tênis ao futebol
não sou querida, me atrevo
a cometer duas vezes o mesmo erro
não sou de turma
a cerveja me enjoa
prefiro o inverno
e não me entrego
sem recibo


!!!!!
Uh! Martha Medeiros!

Minha Homenagem a Alexander McQueen

   Ontem, faleceu um dos grandes estilistas modernos: Alexander McQueen, minha homenagem fica a cargo de um vídeo onde Björk, que era fã de suas criações, canta Bachelorette ao vivo no Fashion Rocks, enquanto as modelos desfilam as criações de McQueen:


   Ele também fez o figurino da capa do disco Homogenic dela:

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Novo Single da Pitty

   O novo single do disco Chiaroscuro tem o nome de Fracasso, ela anunciou isso através do twitter, e agora já informou também através do seu site oficial, essa música ainda não tem clipe, mas há o vídeo do dvd Chiaroscope, lançado no finalzinho do ano passado:
 

   Depois do hit Me Adora, que foi tocado a exaustão, agora é preparar-se, pois vem mais um hit por aí!

Fundo do Baú

Tolerância

   Um filme gaúcho, de Carlos Gerbase (ex-Replicantes); mostra um casal moderno (Maitê Proença e Roberto Bomtempo), que têm um relacionamento aberto, até que essa modernidade nõa se mostra tão real.
   Um filme raro no cenário nacional, pois começa como um drama sobre relacionamentos, mas debanda pelo caminho do suspense, tendo a seu favor um roteiro veloz e corajoso.
   Uma história diferente que merece ser vista!

PS.: vale aproveitar as belas imagens de Porto Alegre.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Strokes de volta

   A banda já começou as gravaçoes do seu 4º álbum, o sucessor de First Impressions of Hearth de 2006. Eles estão trabalhando com o produtos Joe Chiccarelli, que já trabalhou com a Björk e o U2.

   Segundo o baterista, o brasileiro Fabrizio Moretti, o álbum deve sair em setembro deste ano! Ele afirmou, em entrevista BBC Newsbeat, que algumas músicas já têm seu básico gravado!

   Agora é esperar pra ver se o disco sai realmente em setembro... 

Loucura Total!!!



SEM COMENTÁRIOS...             MEDO!

terça-feira, fevereiro 09, 2010

A banda mais motherfucker da momento: MIKA MIKO

    Direto de Los Angeles, essa garotas poderosas mostram que o punk rock tem poder, e que poder: vindo de gritos, belas guitarras, uma pitada lo-fi e o bom e velho do it yourself.

   A banda surgiu em 2003, e em 2004 já tava na batalha, viajando pelos EUA. Em 2009, a banda se apresentou no SXSW (South by Southwest)

   Segundo a Wikipedia americana, a banda acabou em  outubro de 2009, mas é pura lorota, pois a banda tá na ativa, firme e forte. Eles possuem um blog que possui postagem posteriores a essa data, onde eles mostram panfletos de shows e fotinhos divertidas!! Ainda bem que a banda continua na ativa, e vida longa a Mika Miko!!!!!!!!

PS.: segundo o MySpace da banda, uma de suas influências é Grace Jones, a musa oitentista!! Crazy, crazy!

Atenção a esse clipe: simplicidade + criatividade + animação dá nesse pérola punk rock!!!!

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Procura-se

   Ela se sente péssima, já viu As Horas quinze vezes, já tentou se libertea como a personagem de Meryl Streep e não conseguiu. Tentou ler um livro de auto-ajuda, mas acabou queimando-o. Leu todos os livros de Clarice Lispector, ouve incansavelmente as músicas do renato Russo, já ouviu da Nina Simone ao Mars Volta, não adiantou. Tentou amar o pôr-do-sol, foi entediante. Passou um dia no campo, voltou destruída pela sua alergia a insetos. Tentou um sorriso, começou levemente, entre um Woody Allen e um Luís Fernado Verissimo, pouco a pouco se jogou, entregou-se as Gargalhadas: desde Os Normais até o CQC.
   Ela ainda não entendeu o sentido da vida, mas deixou de procurá-lo tão fervorosamente, agora ela aproveita o cotidiano dessa busca. Sorri, mesmo sem entender. Sorri até mesmo com medo da tragédia. Sorri, sem procurar o porquê. Sorri.

domingo, fevereiro 07, 2010

O mundo no papel

   Ouvindo a belíssima música da Mariana Aydar, "Palavras não falam", onde ela canta: "eu me entendo escrevendo / e vejo tudo sem vaidade", me fez pensar no ato libertador que é a escrita, na sua capacidade de fazer compreender (o outro e a si mesmo).
   A escrita é um divã maravilhoso: no papel colocamos nossos medos, ansiedades, felicidades, gosots, manias, sorrisos, ausências. Mariana ainda canta: "só tem eu e esse branco", escancarando a relação de intimidade que há entre papel/autor. Aescrita/leitura é algo íntimo, solitário, onde há um encontro do nosso eu, onde há o auto-conhecimtno.
   A escrita, seja ela para ficar guardada na gaveta, já é uma mostra do querer conhecer a si e ao mundo.

sábado, fevereiro 06, 2010

Fundo do Baú

Somente Elas (Boys on the Side)

   Um belo road movie sobre amizades, com as maravilhosas Whoopi Goldberg, Mary-Louise Parker e Drew Barrymore (essa no seu 1° sucesso pós passagem por uma clínica de reabilitação).
   Uma mulher (Mary-Louise) põe um anúncio para uma companhia para viajar, Whoopi acaba respondendo e elas encontram Drew e partem rumo a San Diego. Daí em diante há as surpresas de um bom road movie, valendo-se até de um Matthew McConaughey em início de carreira.
  Um filme simples, singelo e que é diversão na certa!

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Música Brasileira no Século XXI

   A música brasileira sempre foi marcada por algumas tendências: nos anos 50 era a bossa nova, nos 60 a Jovem Guarda, depois vem a Tropicália e a música de protesto, nos anos 80 há o boom (com 20 anos de atraso) do rock, nos anos 90 há o mangue beat e ainda tendência soul, funk e r&b (isso correndo pelas beiradas).
   Atualmente, o cenário cresceu e o que vemos é a pluralidade musical, não só no sentido de ritmos, mas também a proporção geográfica dessa mudança.
   A MPB (que é algo cada vez mais amplo) só cresce, sem preconceitos e rótulos (claro, há aqueles que continuam fazendo a mesma música formatada há anos). Nesse ângulo temos a grande estrela internacional Céu (que está no lineup do Coachella deste ano) e sua MPB experimental e mundial, com seu timbre único e suas nuances. Temos também a camaleônica Mariana Aydar, que nos expõe suas influências, desde a Björk ao Zeca Pagodinho, unindo rock, MPB, experimentação e samba(uh!)

   Há ainda Ana Cañas, que também brinca com a MPB-rock (tendência utilizada ultimamente por Caetano Veloso).

   Temos aqueles que passeam pela MPB e suas referências folk e psicodélicas: como o Vanguart (lá do Mato Grosso) e a Mallu Magalhães.
Mallu Magalhães

   Há os que brincam com o jazz, a MPB, o folk e tudo mais, como a Blubell, a Juliana R., a Érica Martins.
 
Black Drawing Chalks
 
Dimitri Pellz
Medulla
 
Madame Saatan
O rock continua forte e com mais força, há os caras do Black Drawing Chalks, provando que há rock do bom no Brasil; temos o Rock Rocket e sua pegada certeira e divertida; temos a agressividade do Matanza; a liberdade e simplicidade do Madame Saatan (vindos do Belém do Pará, viram? lá não há só Calypso e Technobrega); o Mato Grosso ainda nos trouxe o ótimo Facas Voadoras; há, de Campo Grande, o Dimitri Pellz ; há os modernos do Medulla; ...
Lulina
   O Recife é que se mostrou um pólo de música ótima: China, Otto, 3 na Massa, Mombojó,... E sim, o ícoone, a musa indie, a diva underground: Lulina, em minha mera opinião, uma das melhores letristas da atualidade, que surgiu naquela onda do it yourself.
   O rock eletrônico brazuca também bomba principalmente na Europa: Cansei de Ser Sexy (CSS) é a maior prova; agora há os ótimos curitibanos do Copacabana Club. Já o eletrônico pra valer tem ótimos representantes no Montage, no Boss in Drama, no Je Rêve de Toi (que às vezes soa mais trip hop) ...
Ih, falta coisa, pois o cenário musical brasileiro de qualidade só cresce!!!   Viva a boa música brasileira!

Je Rêve de Toi


 
CSS
 
Montage
 
Copacabana Club