quinta-feira, abril 29, 2010

Continuando o WTF?

Continuando a decifrar os nomes de banda:

 Os Mutantes: Arnaldo Baptista, Cláudio César Dias Batista, Raphael Vilardi, Roberto Loyola, Sérgio Baptista e Rita Lee formavam um banda chamada Six Sided Rockers, depois O Conjunto e ainda O'Seis. Depois de vários problemas, restou apenas Rita, Arnaldo e Sérgio, assim acabaram mudando o nome para Mutantes, por sugestão de Ronnie Von, que na época estava lendo O Império dos Mutantes, ficção científica de Stefan Wul.

Copacabana Club: a banda não tinha a mínima idéia de nome, aí as meninas da banda disseram Copacabana, sem um porquê específico, e depois o baixista surgiu com o Club, e assim ficou! Muito bom essa vibe do nome qualquer!!!

Sonic Youth: o nome foi criado por Thurston Moore unindo Sonic, que é o nome do meio de Fred "Sonic" Smith, do MC5, e Youth que era de uma banda de reggae. Segundo Kim Gordon, "assim que Thurston chegou com o nome Sonic Youth, um certo clima de que era mais do que nós esperávamos fazer veio a tona".

Suburban Kids with Biblical Names: (crianças suburbanas com nomes bíblicos) o nome foi retirado da canção People, da banda nova-iorquina Silver Jews.

The Pains of Being Pure at Heart: (as dores de ter um coração puro) o nome foi retirado de um livro inédito para crianças, com o mesmo título, escrito por um amigo do cantor Kip Berman (vocais e guitarras na banda). Nome poético, longo e divertidinho!!!

Mars Volta: o Mars (Marte) vem do ar viajandão da banda, isto é, segundo eles, o retrato da experiências da música e sua relação com o público, embasados pela paixão deles por ficção científica (loucura!!!), já Volta foi retirado de um livro sobre a obra de Frederico Fellini, que para ele volta siginificava um mudança de cena, uma reviravolta, uma nova cena, isso para eles representa a mudança! Realmnete, eles viajaram!! A cara deles!

Engenheiros do Hawaii: a banda foi criada na época da faculdade, de arquitetura no caso deles (isso na UFRGS), só que eles tinham uma rixa com os estudantes de engenharia, então para satirizar com eles, que usavam bermudas de surf, eles criaram os Engenheiros do Hawaii. Criativos!!

Haverá continuação...

quarta-feira, abril 28, 2010

É isso mesmo?

Esse seria o novo clipe do Hole, para a música Skinny Little Bitch?



Se for realmente um videoclipe, é o Hole (aka Courtney, não mais Love) inovando e reinventando!! DEMAIS!!!

*

Infantis

Sonhos infantis
Vidas sutis

Infelicidade
Na sua totalidade

Esperamos um pouco de
INTENSIDADE.
Imagem usurpada do deus Google

segunda-feira, abril 26, 2010

WTF

  Porque este nome?
As bandas de rock tem cada nome, que eu já fiz esta pregunta aí emcima milhões de vezes. Por isso, vamos a alguns respostas:

Green Day: WTF dia verde? Algo relacionado ao meio ambiente? Hippie total? Não, o nome surge de uma gíria americana que significa deixar suas obrigações de lado e ficar o dia inteiro fumando maconha! Tão educativo!

Cachorro Grande: o nome vem da época em que a banda ainda fazia covers, e para escolher quais músicas seriam tocadas era uma "briga de cachorro grande". Engraçadinhos!

Radiohead: a cabeça de rádio vem de uma música do Talking Heads (caralho, quantas bandas "cabeça": Radiohead, Talking Heads, Portishead, Lemonheads, ...)

Pato Fu: o nome foi retirado de uma tirinha do Garfield, onde ele lutava gato fu, só que pra não ficar tão na cara eles mudaram uma letrinha. Gostei, tendência interessante.

AC/DC: apesar de serem acusados de serem diabólicos (anti-christi/devil's child), o nome realmente vem da máquina de costura da irmã mais velha de Malcom e Angus Young, onde atrás vinha a abraviação AC/DC, isto é, alternating current/direct current (corrente alternada/corrente contínua). Eles acreditaram que isso simbolizava o amor da banda pela música! Piração total!

Móveis Coloniais de Acaju: o nome é baseado num evento histórico fictício: um suposto conflito unindo índios e portugueses contra os ingleses na Ilha de Bananal! Eu não compreendi nada! Cadê os móveis? Dã! Bizarrê!!!

Cansei de Ser Sexy: o nome vem de uma declaração da Beyoncé, que disse estar cansada de ser sexy! Demais!!!!

Este post terá continuação! Aguardem...

+

sábado, abril 24, 2010

Ela se perdeu em meio a tantos...
Braços, peitos, coxas, bundas, paus, línguas
Ela se predeu em meio a tantos...
Amores renegados, cartas rasgadas, sombras inesperadas
Ela se predeu em meio a tanta...
Vida e liberdade.

domingo, abril 18, 2010

Redescubra!

   Jackie Brown é com certeza o filme menos badalado do Quentin Tarantino e isso é uma puta injustiça, pois o filme é muito bom (claro, ele não é Pulp Fiction, mas tem o estilo Tarantino de ser).
   Baseado na obra de Elmore Leonard, Quentin cria um filme simples, baseado em grandes atuações (também pudera, o elenco é fodão de peso: Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert de Niro, ...). Corre e descubra/redescubra essa obra singular!
*Trailer Sem Legendas

sábado, abril 17, 2010

England!

minh'alma portuguesa
pois pois
não tem nada de Portugal
sou Inglaterra descarada
seca e civilizada
performance o dia inteiro
no peito
um coração underground

*poesia de Martha Medeiros, do livro Meia-Noite e um Quarto, de 1987.

E pra continuar, vamos ouvir os inglesinhos hypados do The xx, com sua leveza e beleza:


quinta-feira, abril 15, 2010

quarta-feira, abril 14, 2010

Fundo do Baú

  Tráfico, favela, violência: não pense que você já viu esse filme, pois ele é uma pérola única na história do cinema nacional!
   A história é a seguinte: o bronco Maguila mata sem querer o chefe do tráfico no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Perseguido pelos soldados do tráfico, ele é obrigado a fugir da favela com Branquinha, uma menina de 13 anos que, apesar da diferença de idade, diz ser mulher de Maguila. Na confusão, acabam levando Japa, outra criança, fiel amigo de Branquinha.
No meio da fuga, o trio pára na porta da garagem de uma mansão no bairro da Joatinga, onde encontram William, um cidadão americano, saindo para o trabalho. Maguila pede para usar o banheiro, pois, segundo Branquinha, "ele foi tão bem educado pela mãe que não consegue urinar na rua."
William pensa que é uma tentaiva de assalto. Uma reação inesperada acaba obrigando o trio da favela a entrar em casa, onde o americano mora com sua filha Julie e a empregada Conceição. Lá, os personagens viram reféns de uma estranha situação que, num crescendo de tensão e nonsense, toma proporções que jamais poderiam prever. (Ctrl + C do Wikipédia)
   Através desta premissa arrebatadora, surge um filme diferente, ousado, belo e extremamente triste! O ponto quase que central da beleza desse filme está na figura da menina (Priscilla Assum), numa atuação primorosa e chocante!
   Um filme de 1996, de Murilo Salles, que mesmo com o tempo (infelizmente) não perdeu sua força!

P.S.: atenção a frase dita pela Branquinha sobre sonhos, no início do filme!

-

segunda-feira, abril 12, 2010

News

* O Supergrass anunciou o seu fim, depois de 17 anos! (no R7)

* O (magnífico) filme Cidade dos Sonhos, do David Lynch pode ganhar uma sequência! (no R7) Estou só aguardando, pois David Lynch + sequência + Naomi Watts paga pau + loucura = genialidade !!!

* John Frusciante é considerado o melhor guitarrista dos último 30 anos. (no G1) C*ralho! O Slash ficou em segundo lugar (eu sou mais ele!!!), mas me surpreendeu o terceiro lugar para o guitarrista do Muse (isso aí, modernidade!). Só o workaholic do Jack White que ficou lá embaixo, ele merecia o pódio!

* Leiam essa lista dos 11 filmes mais insanos da história! (no Nerd Somos Nozes) Adorei!

-

domingo, abril 11, 2010

Love is All

   Love is All é uma banda sueca muito legal, com um som indie/punk/diversão, que começou é relativamente nova (uns 4 ou 5 anos) e já ganhou elogios de inúmeros blogs e da hype NME. A banda já esteve no Brasil em 2007, no badalado festival Invasão Sueca, organizado pelo coletivo Coquetel Molotov e o Swedish Institute; eles tocaram ao lado de bandas como o Suburban Kids With Biblical Names e o Hello Saferide.
   Esse clipe, da canção Kungen, é uma delícia, atenção:
 

   Você pode baixar essa múscia no Last.fm!!!!!

sexta-feira, abril 09, 2010

Um tapa na cara

   Há filmes que são um tapa na cara, um soco no estômago, até mesmo uma bad trip, mas tudo isso de forma positiva. Há uns dias atrás vi "Dançando no Escuro", de Lars Von Trier, e em vários momentos do filme eu tive vontade de parar de vê-lo, de desistir, de gritar, de socar alguém, mas no fim valeu a pena, pois o filme é uma experiência única na vida.
   Björk, após fazer o filme, afirmou que nunca mais quer filmar, isso prova o quanto o filme é forte e visceral. Lars é o tipo de diretor que gosta de nos maltratar, como em "Dogville" e o seu último filme "Anticristo". Ele nos conta histórias fortes, assustadoras e, infelizmente, realistas. Em "Dançando no Escuro", Selma (Björk) nos faz viajar para os EUA do terror (visão que Lars adora, ou melhor, odeia, já que ele odeia muito os EUA, e nunca viajou para lá); Selma sofre, chora e ainda é cega, assim forma-se um dos dramas mais pesados que eu já vi, senão o mais, é daqueles em que a gente se derrama em lágrimas.
   Esses filmes fortes e marcantes nos fazem repensar a vida e suas tramas, de forma arrebatadora, e há vários representantes desse cinema visceral/realista/assustador. Há aqueles desespenraçosos, como "Beleza Americana"; há os que são ultraviscerais, como "Irreversível";  há os pré-suicídio, como Magnólia e Babel; entre outros.
   Isso é a prova da validade do cinema, da sua forma de emocionar, fazer pensar, agir e reagir. E que Lars Von Trier continue nos maltratando.

PS.: no texto eu falo que assisti o filme há alguns dias, mas na verdade já faz bastante tempo, só que apenas agora eu postei este texo e preferi não modificá-lo.

   Eu encontrei dois textos ótimos sobre o tema:
     um sobre o filme "Dançando no Escuro" no blog vinte e poucos anos.
     outro sobre o cinema-flagelo no blog Cult Pop Fashion Trash.
*

terça-feira, abril 06, 2010

Corra e baixe esse som!

  Acabei de conhecer uma banda deliciosa vinda direto de Londres, chamada Pocketbooks, eles são novinhos, sua primeira participação em uma coletânea é de 2006. Em seu MySpace eles citam como influências bandas como Camera Obscura, Belle e Sebastian, Magnetic Fields, Beach Boys, entre outros!
   A banada faz um pop/rock/indie/twee ótimo: leve e divertido, sem ser bobo!

   No LastFm e no MySpace da banda você pode baixar legalmente 4 músicas! Corre lá! (Fleeting Moments já se tornou a minha preferida!!!)

sábado, abril 03, 2010

Malika Ayane

   Uma ótima cantora italiana, que eu descobri através de uma indicação da Lele (@alesie ) do TDUD no Twitter (mas isso já faz bastante tempo, mas só agora eu postei isto):



   Não sei se este é o vídeo oficial,acredito que não, mas é um clipe muito bom. Essa música é demais!