quarta-feira, outubro 20, 2010

Tulipa Ruiz - Efêmera

   
   Da nova geração da MPB paulista, alguns consideram quase uma tríade: Tiê, Thiago Pethit e Tulipa Ruiz. Não é que eu só havia escutado os dois primeiros? Os dois são demais, mas a dona Tulipa, que só fui dar atenção a pouco tempo, é uma delicinha, é muito amor! Seu álbum "Efêmera" é um dos melhores do cenário nacional, pois é pop, é romântico, é psicodélico, é pura beleza; com letras simples e cativantes, ela cria um mundo particular, cheio de alegrias e belas canções que nos fazem querer colocar o disco no repeat eternamente!
   O disco já começa com a faixa-título Efêrema, que tem um vocal estranhamente perfeito, com um ar que lembra os grandes da MPB dos anos 60 e 70, mas ao mesmo tempo tem sua ligação com tudo que acontece atualmente na música mundial! Logo na sequência temos Pontual, que tem uma das letras mais simples e belas do disco.
   Temos ainda a mágica Pedrinho, que tem direito a palminhas e amiguinhos cantando a fundo, a mais pop-indie do disco! Há a poesia de A ordem dos passarinhos, que é outra pérola do amor! Uma das minhas preferidas é Sushi, que tem uma letra linda e complicadíssima (como Tulipa não erra essa letra?), mas é igualmente apaixonante. Vale ainda mencionar as deliciosas Brocal dourado e Às vezes.
   O álbum termina com o delicioso dueto com Zé Pi, da banda Druques, em Só sei dançar com você, que é uma finalização perfeita. A única música do disco que não me apaixonei de vez é Do amor, que soa comum, não sendo tão marcante como as outras. Mas se o álbum fosse mais perfeito seria quase covardia!
   Em suma, o álbum é a perfeita união entre a MPB das antigas, à la Gal e Caetano, com uma jovialidade pop, que faz com que tudo soe moderno, mas não passageiro (não, não queria fazer o trocadilho, ah, "Efêmera" não é efêmero!). Com isso, Tulipa nos traz o que de melhor a música nacional pode nos apresentar.
   Deixo vocês com um vídeo da participação de Mariana Aydar na canção Eu só sei dançar com você, em um show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, pois esse vídeo é muito amor, e ainda representa essa força e simplicidade da Tulipa:
 

  Por um mundo melhor: ouçam Tulipa Ruiz!

PS.: Dona Tulipa ainda é uma exímia desenhista, tanto que desenhou a capa do seu disco! Veja o Tumblr com os desenhos dela.

PS2.: Atentem para as inúmeras participações pequeninas (e grandiosas): como do Negresko Sis (Céu, Anelis Assumpção e Thalma de Freitas), da Mariana Aydar, da Tiê, do Tatá Aeroplano, do Kassin, entre outros,...

2 comentários:

  1. Hey! só pra constar! quem canta na ultima música é um cara chamado Zé Pi da banda "Druques, e não Marcelo Jeneci

    ResponderExcluir