segunda-feira, novembro 01, 2010

Dois cineastas fundamentais...

   Há alguns meses descobri dois cineastas importantíssimos: Sérgio Bianchi e Todd Solondz. Eu sei, estava atrasadíssimo e como não conhecia eles! Pronto, agora eu conhece e os amo incondicionalmente:

   Sérgio Bianchi é um mestre, corajoso e malucão, que nos joga verdades e mais verdades violentamente na cara, depois de assistir a seus filmes fico tempos e tempos pensando em tudo que ele mostra/escancara, talvez por isso seja um diretor quase underground, daqueles que a grande mídia ignora na maior! Mas o ponto é, assistam tudo que puder do Bianchi! Há alguns dias assisti Quanto vale ou é por quilo? e o que é esse filme? Magnífico, um espancamento coletivo em cima do público, é como se fossemos o Alex de Laranja Mecânica e forçassem-nos a ver a realidade nua e crua! 
   Eu até já escrevi aqui sobre o também fodástico Cronicamente Inviável, lembram? Mas agora tenho que ver tudo que for possível dele!

   Todd Solondz é um americano alternativíssimo, que opta por um caminho delicado: o do humor negro. E não é que ele é um mestre nesse estilo? Faz com que o público dê risadas tensas, falando de temas como bullying e pedofilia. Ele é malvado, vai pelos caminhos mais difíceis e doloridos, mas faz com que fiquemos assustados/extasiados/chocados/alegres/tristes com cenas inimagináveis.
   Eu comentei aqui no blog sobre Bem vindo à casa de bonecas, seu primeiro filme, com o qual criei uma relação de amor total, atualmente estou até trabalhando num artigo científico sobre o filme. Mas Todd é fantástico, tanto que Felicidade é um clássico alternativo, com sua loucura e personagens incríveis!

   Em suma, fiz esse post para dizer: assistam os filmes de Sérgio Bianchi e Todd Solondz!!!

PS.: preciso dizer algo, tenho um pouco de medo do Todd Solondz, ele é estranho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário