quarta-feira, dezembro 15, 2010

Listas de final de ano: os melhores discos nacionais de 2010

   Entrando no clima de final do ano, o blog não poderia passar em branco, então resolvi fazer as minhas deliciosas listinhas. Para começar, resolvi fazer um Top 5 dos melhores discos nacionais, então sem tantas firulas, vamos direto ao pódio:

5- Garotas Suecas - Escaldante Banda
   Com o hype nacional em torno da banda, um VMB nas costas e uma expectativa ferrenha, o Garotas não decepcionou, trazendo um álbum marcado pelas influências soul/tropicalistas/tim-maia-feelings, com canções simples, porém alegres que só.
   Faixas preferidas: "Banho de bucha", "Mercado Roque Santeiro" e "Olhos da cara"

4- Karina Buhr - "Eu menti pra você"
   Karina fez uma álbum que mistura muita coisa, e tudo poderia ter virado uma confusão, mas incrivelmente ela fez um disco coeso, que mostra ao que veio: emociona, faz sorrir, faz chorar, tem uma mescla de inúmeros estilos, criando um dos álbuns mais originais de uma cantora solo nacional, sendo que as cantoras brasileiras sempre são estigmatizadas por aquela repetição de fórmulas e tal, mas Karina veio e provou o contrário.
   Faixas preferidas: "Nassira e Najaf", "Ciranda do Incentivo" e "Plástico Bolha"

3- Marcelo Jeneci - "Feito para acabar"
   Com certeza o álbum mais hypado do Brasil, aguardado com fervor por quase todos os blogs indie desse país. E tudo isso não foi em vão, o álbum soa gostoso como algo simples, bem brasileiro, com melodias delicadas, letras belas e o vocal delicioso da Laura Lavieri. Um álbum cheio de referências clássicas, mas sem deixar de ser moderníssimo. Fica apenas uma questão: tendo os vocais de Laura em quase todas as canções, por que cargas d'água o álbum tem apenas o nome de Jeneci? Poderia ter o nome dos dois, algo como Laura & Marcelo (sei soa meio sertanejo)? Quem sabe eles dessem um nome diferente ao trabalho? Não sei o porquê, mas o que fica é que temos um disco ótimo.
   Faixas preferidas: "Felicidade", "Longe", "Pense duas vezes antes de esquecer" e "Feito pra acabar"

2- Otto - "Certa manhã acordei de sonhos intranquilos"
   Um álbum cru, com os sentimentos estourando. Um Otto pulsante, que mistura seus ares de manguebeat, com o que há de melhor na MPB, criando canções com letras magníficas e guitarras apaixonantes. A participação da CéU e da Julieta Venegas apenas abrilhantam mais um disco glorioso!
   Faixas preferidas: "Crua",  "6 Minutos", "Naquela Mesa" e "Filha"

1- Tulipa Ruiz - Efêmera
     Já fiz aqui uma postagem apaixonada para este disco, e mesmo dois meses depois, minha relação com ele não mudou em nada: continuo apaixonado! O que é a voz da Tulipa? Quanta beleza em suas letras, que simplicidade, que maravilha. Este disco é uma pérola e nem merece que fiquemos tanto tempo conversando sobre ele, devemos logo é escutá-lo!
   Faixas preferidas: "Pedrinho", "Sushi", "Brocal Dourado", "Às vezes" e "Só sei dançar com você"

Lembranças: Thiago Pethit e seu "Berlim, Texas"; "Extravaganza", da Silvia Machete; "Amigo do tempo", do Mombojó, que eu tenho que dar mais atenção; "Sunga", do Holger; entre tantos outros discos nacionais, que eu acabei nem dando tanta atenção, pois este ano a produção foi forte!

   # Além da lista aqui apresento dois EPs que devem ser escutados NOW:

* "Drowning in my dreams" - Monaco Beach
   Eu já comentei sobre esse EP aqui, mas vale lembrar: uma maravilha!

* "Lurdez da Luz" - Lurdez da Luz 
   São nove músicas, consideradas como um EP, para mim, praticamente um disco, e uma maravilha, uma mistura louca, como disse o "bem-te-vi" na página do Last.fm da Lurdez: "Lurdez Da Luz transa com o rap/manguebeat/eletrônica pra parir música". Perfeito! Lurdez é isso: uma amálgama louca!

Aguardem, as listas continuarão!

2 comentários: