segunda-feira, janeiro 11, 2010

Fundo do baú

Segredos e mentiras (Secret and lies)


    Um filme ingl~es mega premiado (5 indicações ao Oscar 1996; ppr~emio de melhor atriz e melhor filme em Cannes; Melhor atriz no Globo de Ouro) que conta com atores não tão famosos cá em terras tupiniquins. É um dos grandes/pequenos filmes ingleses, arriscando-me a dizer, de todos os tempos.
    Grande por ser beo, com um roteiro magnífico e hiper realista, locações ótimas, atores melhores ainda e uma direção perfeita.
    Pequeno por não usar de grandes efeitos especiais, seu roteiro embasar-se nos ótimos diálogos, por conter um figurino simples e comum e uma trilha sonora delicada.
    O filme é sobre relações familiares, sobre o ser humano e a convivência, a capacidade de rever os nossos erros, de perdoar, de reagir, de busca, de rir e de chorar.


    Alguns comentários da crítica especializada ja demonstram o espírito do filme:
    "Profundamente tocante e loucamente divertido"
   
     "Um milagre! Engraçadíssimo! Você vai rir e chorar ao mesmo tempo." David Denby - New York Magazine

     "Transcedental e tocante, um filme muito especial" Peter Travers - Rolling Stone

PS.: Grande parte do roteiro foi improvisado. O diretor Mike Leigh definiu os personagens e suas participações na história e deixou que os próprios atores desenvolvessem seus personagem. - Para dar uma maior espontaneidade às atuações, o diretor Mike Leigh encontrou-se individualmente com cada ator e contou apenas o que seu personagem sabia no início do filme. Desta forma no andar das filmagens os atores souberam dos segredos pela 1ª vez, assim como seus personagens. - Mike Leigh não contou inicialmente a Brenda Blethyn que Marianne Jean-Baptiste, que interpretaria sua filha, era negra. - As atrizes Brenda Blethyn e Marianne Jean-Baptiste jamais haviam se encontrado antes de rodar a cena em que suas personagens se encontram.

OBS: agora há um novo modo de ser comentar: é só marcar no fim de cada post o que você achou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário