segunda-feira, janeiro 25, 2010

Porque culutral

   Martha Medeiros nos questiona em seu livro Top Less por que Paulo Coelho vende tanto?
   Ih, Martha, impossível dizer, pois daí teríamos que responder: por que o Calcinha Preta faz tanto sucesso? Por que o Zorra Total está no ar há tanto tempo? Por que o BBB fascina tanto a população? Por que o som do Cansei de Ser Sexy não pega no Brasil, só na Europa? Por que o Jazz e o Soul, com toda a sua classe continua sendo underground? Por que o rock ainda é considerado uma barulheira violenta?
   Uma resposta: falta de inteligência!
   Agora gritem: extremista, radical, preconceituoso, violento, xiita, niilista, ...
   Agora me digam: por que eu seria hipócrita de dizer que Calcinha Preta é bom? Eles logo passarão e serão apenas lembrados como aquele lixo apelativo dos anos 2000. Assim como as outras coisas ruins.
   O som do jazz, do soul, do CSS, do rock de verdade estará aí durante muito tempo. Paulo Coelho, daqui uns 50 anos só será lembrado apenas como aquele cara estranho que fez alguns best-sellers, jamais como um Mário Quintana ou Erico Verissimo.
   Viva a boa memória das pessoas que têm sabedoria!

Um comentário:

  1. Teus questionamentos sobre o Calcinha Preta, Zorra Total e BBB foram bem mais interessantes do que o questionamento da Martha Medeiros sobre o Paulo Coelho.

    Assim: não sou leitor do Paulo Coelho (apesar de ter lido dois de seus livros), mas consideremos, o Brasil é um país de poucos leitores. E se esses poucos leitores se interessam pelas obras de Paulo Coelho, que se deixe que isso aconteça. Pelo menos, estão lendo. De qualquer sorte, ele ainda tem lá a sua criatividade. A Marta está reproduzindo um certo preconceito em relação a esse autor, que foi senão disseminado pelo Diogo Mainardi. Não tenho nada contra o Paulo Coelho. Acho que cada um deve procurar seu espaço e encontrar o seu público. Quem gosta da Martha Medeiros (e eu gosto) não vai se interessar por Coelho. Mas quem gosta dele, pode gostar do trabalho dela. Só que ela deve ter cuidado ao criticar o escritor, pois só vai atingir os seus leitores como se dissesse "são burros". Talvez não seja nada disso do que eu estou falando também. Mas, enfim, é preciso buscar o seu espaço.

    Agora, concordo mesmo é contigo. Detesto BBB, Calcinha Preta, Dejavu, Fresno, Zorra Total e etc. Mas quer saber? Ainda bem que nem todo mundo gosta de música e literatura boa. Se isso acontecesse, poderia até vulgarizar.

    Um fraterno abraço

    ResponderExcluir