segunda-feira, fevereiro 14, 2011

O brasileiro, o samba e Luísa Maita

   Engraçado, o Brasil, o país do samba, é onde os artistas de samba não recebem a atenção merecida. Não estou falando de pagode, aquele que nos foi imposto pelas gravadoras nos anos 90, daquelas inúmeras bandas que trazem 15 caras, com seus penteados e roupas de gosto duvidoso, todos fazendo dancinhas vergonhosas, um cantando e os outros com seus pandeiros e chocalhos. Falo de samba de verdade, daqueles de quem escutou Cartola, Adoniran Barbosa, Candeia, Clara Nunes, ..., e os mais novos como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, entre outros; samba que não fala apenas de romances mal-sucedidos, como esses sub-grupos de pagode, samba do bom, daquele que fala da vida, do cotidiano, das mazelas, da batalha que é (sobre)viver no Brasil.
   Talvez nesse momento vocês se perguntem: tá, mas artistas como Zeca, Arlindo, Beth fazem muito sucesso, então onde que não se dá atenção aos artistas de samba? Falo dos novos artistas, pois se ligarmos a televisão ou o rádio, muitas vezes temos a sensação que o samba estagnou, dá a sensação que seus últimos grandes intérpretes e compositores surgiram nos anos 70 (ressalto mais uma vez, falo aqui de samba, não de pagode, e também não incluo intérpretes de samba-enredo, que é outra história). Porém o samba se apresenta como um ritmo vivíssimo, sendo cantado por inúmeros artistas jovens que a cada dia mostram ter mais talento e amor para manter esse patrimônio mundial  em alta.
   Falo aqui de artistas como Diogo Nogueira (que até tem um espaço grande na mídia), Teresa Cristina, Aline Calixto, Mariana Aydar (que mescla samba a outros inúmeros ritmos), Quinteto em Branco e Preto, Roberta Sá,  entre outros, e aqui encontra-se Luísa Maita, uma belíssima cantora, que canta coisas simples e belas, com um ritmo suave e envolvente. Além de cativante intérprete, Luísa é também um compositora de mão cheia: compôs a belíssima "Beleza", presente no álbum Peixes, pássaros, pessoas da Mariana Aydar, e cantada em dueto com a Mayra Andrade; Luísa ainda tem dois sambas gravados pela Virgínia Rosa. No entanto, em 2010 Luisa lançou seu primeiro álbum, intitulado Lero-lero, um álbum leve, básico e muito bom, e como já é quase de praxe, Luísa acabou não recebendo a atenção merecida, sendo que seu som não é nem um pouco estranho, nem experimental, pelo contrário, é simples, conhecido, poderia tocar facilmente em qualquer rádio e também nas grandes emissoras de TV, mas parece que é algo do nosso país: artistas de qualidade não aparecem nas grandes mídias e nem geram lucros (salvo, raríssimas exceções). 
   No site da cantora é possível ver que o álbum Lero-lero foi incluído em 13 listas de melhores de 2010, sendo que 9 dessas listas são internacionais, vejam. Enfim, faço esse post para dizer, ouçam Luísa Maita e seu álbum tão gostosinho, e tem até mesmo uma prévia no Last.fm da cantora, onde pode ser feito o download da canção que dá título ao álbum, "Lero-lero". Fica aqui dito: vamos ouvir mais samba e valorizá-lo mais.
(Que clipe lindo!!! São Paulo belíssima e Luísa incrível, tão bela)

PS.: nesse texto citei alguns artistas do samba, mas são tantos de altíssima qualidade, que com certeza faltam nomes quase que básicos aí, então relevem esse detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário