segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Aprendendo a se reerguer

Há muitos artistas que são influenciados diretamente por suas experiências de vida, então resolvi listar três cantoras que sofreram muito e transportaram isso para a música:

Tori Amos – em seu início de carreira, depois de tocar em um bar à noite, deu carona para um cliente regular do estabelecimento, que a violentou.Uma experiência que seria posteriormente revisitada na música “Me and a Gun”. Tori ainda sofreu dois abortos, respectivamente, em 1996 e 1997, fatos estes que viram músicas também
     

    Sinead O’Connor – sofreu abusos sexuais quando era criança, depois acusou sua mãe por esses abusos; foi expulsa de uma escola católica; presa por roubos em lojas e internada em um reformatório. Acabou perdendo sua mãe aos 19 anos, em um acidnete automobilístico, com isso, seu álbum de estréia The lion and the cobra, de 1987 é todo dedicado à sua mãe. Há ainda sua participação no Saturday Night Live (já citada nesse blog), onde ela rasgou a uma foto do Papa João Paulo II, isso lhe rendeu duras críticas e ela foi vaiada durante um show em tributo a Bob Dylan, ela sai chorando do palco.

      Elza Soares – casou e engravidou aos doze anos, aos 15 já era viúva e seu filho também havia morrido, nessa época sofria muito com a miséria, a fome e a perda daqueles a quem amava. Durante apresentação em um show de calouros, perguntado de onde vinha, respondeu: do planeta fome! Alguns anos depois casou-se com Garrincha, sofreu duras críticas. Na década de 80, ainda perde outro filho, num acidente de carro, quando ia visitar o túmulo de seu pai, Garrincha, na cidade de Pau Grande. Isso tudo não impediu o sucesso de Elza, que foi  premiada como "Melhor Cantora do Universo" pela BBC em Londres.
         
         

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário